Como se dar bem na entrevista de emprego


A entrevista de emprego é um dos momentos mais importantes durante o processo de seleção de um candidato a uma vaga, e é normalmente nesse momento que tanto o empregador quanto o candidato têm seu primeiro encontro. Dessa forma, é fundamental causar uma boa impressão e se destacar para os eu futuro padrão. Veja abaixo algumas dicas que poderão te ajudar durante esse período.

1. Informe-se sobre a empresa. Procure conhecer o que a empresa faz e qual o perfil de candidato ela procura. Normalmente o site da empresa é a primeira fonte de pesquisa. Procure também em jornais, revistas e, se possível, converse com amigos que já trabalham na companhia.

2. Esteja preparado para a entrevista. Isso inclui conhecer bem o próprio currículo e estar preparado para perguntas que são normalmente feitas durante a entrevista. Nesse momento, costumam aparecer questionamentos como “Quais suas conquistas até o momento?”, “Se você se visse numa situação difícil, como sairia dela?”, “Quais seus planos profissionais para daqui 10 anos?”. É importante estar confortável e ciente das próprias habilidades e defeitos. Lembre-se sempre de responder as questões do ponto de vista profissional.

3. Leve documentos importantes. Isso inclui certificados, diplomas, títulos e demais documentos que o empregador pode pedir no momento da entrevista.

4. Não interrompa o entrevistador. Muita gente fica nervosa durante a entrevista e tende a cortar o entrevistador. Além de ser uma atitude rude, não escutar a pergunta pode te colocar em situações embaraçosas. O mais sensato a fazer é ouvir até o final e responder exatamente o que foi perguntado. ATENÇÃO: seja pontual e direto nas respostas, mas evite ser monossilábico. Dê respostas completas, mas não demasiadamente longas.

5. Porte-se adequadamente. A postura é importante durante a entrevista de emprego. Normalmente pede-se que o candidato use roupas formais durante o processo e não vá “desleixado”. Além disso, é importante ser cordial, cumprimentar o entrevistador se possível com um sorriso, e manter o contato visual durante a entrevista. Presta atenção também à linguagem corporal, não dê a impressão de estar demasiadamente nervoso ou desconfortável.

6. Esteja familiarizado com a estrutura da entrevista. Muitas entrevistas duram cerca de 30 minutos. Os minutos iniciais são dedicados a um bate-papo introdutório para fazer com que o candidato fique mais à vontade. Logo em seguida vem as perguntas específicas e informações sobre a empresa e a vaga em questão. Ao final, o candidato poderá fazer perguntas ao entrevistador. Nesse momento, você pode questionar sobre o processo seletivo, as etapas subsequentes e os prazos.

7. Demonstre interesse e vontade pela vaga. Uma maneira de mostrar isso é fazendo perguntas ao entrevistador sobre a posição a ser ocupada e a empresa no geral. Se você fez uma boa pesquisa sobre a empresa e suas funções, você saberá que tipo de perguntas deverá fazer ao entrevistador. ATENÇÃO: apenas discuta do salário se você sentir liberdade de tocar nesse assunto. Ao final da entrevista, agradeça pela oportunidade.

As empresas normalmente anunciam a escolha do candidato por telefone. Pratique essas dicas e boa sorte nas próximas entrevistas.

18 de Março de 2015. Texto escrito por Matheus Malta de Sá (farmacêutico). Foto: Fotolia.com

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